Biblioteca Ativa

 

1. O PROJETO.

O projeto “Biblioteca Ativa” visa estimular o gosto pelo conhecimento relacionado ao mundo da arte, livros e obras universais, utilizando-se de um instrumento fundamental e vital, visando uma sociedade mais justa e mais humana por meio da educação.

O espaço para tal desenvolvimento cognitivo é a biblioteca da escola, dinamizando o seu ambiente e implantando atividades culturais.

O projeto “Biblioteca Ativa”, por meio de uma proposta pedagógica responsável; transforma a sala de leitura em um espaço ativo no processo de busca e construção do saber, formando indivíduos capazes de construírem sua própria identidade com liberdade, responsabilidade e autonomia.

 

2. OBJETIVOS.

O projeto “Biblioteca Ativa” tem como principal objetivo, estimular o gosto pelo conhecimento, utilizando-se de uma metodologia dinâmica e objetiva, proporcionando ao aprendiz a possibilidade de se tornar protagonista de sua própria história, através de ações filosóficas, culturais, sociológicas e literárias.

Ademais, espera-se que a biblioteca não seja um amontoado de livros, mas sim, um local atrativo alicerçado na troca de experiências e conhecimentos. 

 

3. ATIVIDADES REALIZADAS DURANTE O ANO DE 2017

O projeto “Biblioteca Ativa”, desenvolveu várias atividades durante o ano. Veja algumas delas: pesquisas; oficina de máscaras para carnaval, filmes; concursos literários; roda de leitura; atividades lúdicas; concursos culturais; concurso do desenho para ilustrar o cartaz da festa Junina, oficina com contador de história e ilustrador, bate papo na Biblioteca da cidade, apresentações culturais; concurso de Contos de Terror, concurso de Poesia, oficina de redação, participação no Concurso Literário Chico Alencar, oficina de Máscaras e abóboras para Halloween, visita ao Asilo no Thanksgiving Day, entre outras.   Abaixo, seguem fotos com breves explicações das atividades realizadas pelos professores João Augusto Pereira e Tatiana Pires da Costa, coordenadores do Projeto Biblioteca Ativa.

3.1. PESQUISAS.

A pesquisa deve fazer parte do cotidiano do aluno. É um grande instrumento na construção do conhecimento. Por meio da pesquisa, o aluno tem a possibilidade de descobrir um mundo diferente, coisas novas, curiosidades. Pensando nisso, a Biblioteca da Etec incentiva o aprendiz a visitá-la, pois oferece as ferramentas necessárias para a execução da tarefa, tais como jornais, revistas, livros didáticos etc.

 

 

3.2. OFICINA.

A Biblioteca Ativa promoveu uma Oficina com a contadora de histórias Fernanda Jaber e o ilustrador Fellipe Martins. Fellipe ilustra quadrinhos para editoras americanas desde 2008. A parceria do casal pode ser conferida em publicações como a premiada POPgun4 e nas HQs do desenho animado O Maravilhoso Mundo de Gumball, famosa franquia do Cartoon Network. Os palestrantes ainda presentearam os alunos com  quadrinhos e deram autógrafos.

 

 

 

3.3. CRIAÇÃO DO CARTAZ DA FESTA JUNINA.

Durante o mês de Junho, A Biblioteca Ativa incentivou os alunos a criarem a arte para o cartaz do Arraiá da ETEC. Para isso, A biblioteca Ativa em parceria com os professores de Língua Portuguesa trabalharam com os alunos a Literatura de Cordel. A biblioteca promove essa atividade há alguns anos e é sempre um sucesso. Para tal, foi disponibilizado para os alunos livros que tratam a respeito da Literatura de Cordel, como: “Feira de versos – poesia de cordel” e “Xilogravura Arte e Técnica” - Anico Herskovits, além de exemplos de cordéis produzidos pelos alunos nos anos anteriores. Para a arte do convite, a técnica empregada foi a xilogravura, que é uma técnica de gravura onde o desenho é gravado em uma matriz de madeira que funciona como um carimbo e isso possibilita a reprodução de vários exemplares da imagem.  

 

 

3.4. CONCURSOS DE POESIA.

Em comemoração ao dia Nacional da Poesia (14 de Março) e em homenagem ao poeta Castro Alves, os professores responsáveis pela Biblioteca Ativa, João Augusto Pereira e Tatiana Pires da Costa em conjunto com a professora de Língua Portuguesa Maria Rita Rodrigues incentivaram os alunos do ETIM Administração e Informática a criarem poesias que abordam críticas sociais. Assim, foi realizado o “Concurso de Poesias” e o resultado foi surpreendente com produções de altíssima qualidade.

 

 

3.5. OFICINA DE REDAÇÃO.

 A Biblioteca Ativa da ETEC de Santa Rosa de Viterbo sob a orientação dos professores João Augusto Pereira e Tatiana Pires da Costa deu continuidade ao Projeto: Oficina de Redação. Tal oficina teve início no ano passado e foi sucesso entre os alunos que se preparavam para o Enem.

 

 

3.6. CONTOS DE TERROR.

 O projeto “Biblioteca Ativa” realizou no mês de Setembro, o concurso de Contos de Terror. Os alunos de todas as séries foram convidados a participar e puderam pesquisar os livros disponíveis na Biblioteca como, “Contos” de Machado de Assis, “Contos Tradicionais do Brasil” de Luís da Câmara Cascudo, “Os Góticos – Contos Clássicos”, “Para gostar de ler- Volume 12 – Histórias de Detetive”, “Contos Clássicos de vampiro” de Byron, Stoker e outros, “Os grandes contos populares do mundo” de Flávio Moreira da Costa para poderem analisar contos clássicos e construírem os seus. Os alunos foram premiados e a divulgação ocorreu no dia da festa do Halloween. 

 

 

 

 

3.7. APRESENTAÇÃO DO JOGO “TODOS JUNTOS CONTRA O AEDES” NA FEIRA DA CIDADE.

Durante o decorrer do ano letivo de 2016, o professor de Artes João Augusto Pereira elaborou com o 1º ETIM Informática um jogo de tabuleiro intitulado: “Todos Juntos Contra o Aedes”, que enfatiza e conscientiza seus jogadores a respeito das doenças transmitidas pelo mosquito bem como práticas preventivas.

Os alunos participaram ativamente nas etapas do processo de confecção do jogo, incluindo sua lógica, o conceito e a criação dos personagens. Foi um trabalho longo e minucioso, porém o resultado foi acima das expectativas. Após a finalização, iniciou-se uma nova fase, onde os alunos além de jogarem entre eles, também levaram esse jogo para outros lugares, incluindo a Feira da Mogiana. Nesse evento, os próprios alunos assumiram o papel de monitores e apresentaram as regras e dinâmicas do jogo para a comunidade.

 

 

3.8. ATIVIDADES LÚDICAS.

O lúdico é um elemento importante para a aprendizagem.  O aluno, quando trabalha com o lúdico, coloca na ação seu sentimento e emoção. Pode-se dizer que a atividade lúdica funciona como um elo integrador entre os aspectos cognitivos, afetivos e sociais, auxiliando no desenvolvimento do jovem aprendiz. Pensando nisso, os professores João Augusto Pereira e Tatiana Pires da Costa incentivaram todos os alunos a jogarem o jogo “Todos Juntos contra o Aedes”, que foi criado pelos próprios alunos sob orientação do professor João Augusto Pereira.  Além dessa atividade, seguem outras ações realizadas através da Biblioteca Ativa que foram divertidas para nossos alunos.