Visita à Estação de Tratamento de Água (ETA)

 

Nos dias 22 e 23 de Maio, os alunos da ETEC de Santa Rosa de Viterbo fizeram uma visita à Estação de Tratamento de Água (ETA) perto de Nhumirim. Esta foi uma visita técnica para analisar e entender o funcionamento do local e onde Informática e Administração se encaixam na operação da ETA.
Durante a visita, o Técnico responsável nos mostrou o local. De início, ele nos levou até a sala de equipamentos onde são feitas as operações na Estação. Logo após, ele nos conduziu para a área externa onde apresentou como é feita a remoção das impurezas da água.
Foram apresentados os tanques, onde a água fica em repouso para que o lodo se deposite no fundo. Assim, é feita a adição dos produtos químicos para purificar a água. Após a apresentação feita na área externa, os alunos foram levados para a parte interna da estação.
No interior da estação foi possível observar que havia um controle para determinar a pureza e o PH da água e que ali eram realizados vários testes para checagem dos níveis. No mesmo local havia computadores que faziam o monitoramento da estação e identificavam o local que necessitava de “reparos” para que o processo de limpeza da água continuasse em perfeitas condições.
A visita foi bastante intuitiva e interessante. Foi importante mostrar como é o processo de limpeza, para termos noção do percurso água antes de chegar até as nossas casas.
Muito obrigado aos funcionários que nos guiaram e nos instruíram durante a visita.

Aluno Redator: Gabriel Monteiro
3º ETIM Informática