EDITAL n.º 001/2021, de 15/01/2021

Extraordinário – 1º Semestre 2021

 

A ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL SE SANTA ROSA DE VITERBO, município de  Santa Rosa de Viterbo atendendo o disposto no § 3.º do Artigo 62 do Regimento Comum das Escolas Técnicas Estaduais do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, torna pública a abertura do Processo Extraordinário de Seleção de Candidatos para preenchimento de vagas remanescentes dos Cursos Ensino Médio com Habilitação Profissional de Técnico em Administração e Ensino Médio com Habilitação Profissional de Técnico em Desenvolvimento de Sistemas, para as 2º ´series do  Ano Letivo de 2021.

 

I - Das Disposições Preliminares

1. As vagas a que diz respeito este processo de seleção de candidatos serão aquelas originadas pela retenção, desistência ou transferência dos alunos matriculados no curso técnico na Etec. 2. O processo de classificação de candidatos para as vagas remanescentes será realizado por meio de avaliação de competências desenvolvidas:

2.1. Em cursos concluídos do mesmo eixo tecnológico, com aproveitamento e devidamente comprovados, na própria escola ou em outras;

2.2. Em estudos realizados fora do sistema formal de ensino (cursos extracurriculares);

2.3. No trabalho;

3. Cabe à equipe de professores responsável pelo processo de vagas remanescentes, do curso em questão, sob orientação do Coordenador de Curso, e na sua ausência o Coordenador Pedagógico elaborarem, a partir, da análise dos resultados (1ª e 2ª Fase) do processo extraordinário, um plano individual para o (s) candidato (s) aprovado (s) e matriculado (s). Neste plano quando necessário deverá haver a indicação de roteiro de estudos, atividades a serem desenvolvidas em um programa de adaptações.

 

Ao Orientador Educacional cabe de acordo com suas atribuições descritas na Deliberação CEETEPS 18, de 16-07-2015 realizar um acompanhamento para os alunos ingressantes neste processo de vagas remanescentes.

 

II – Das Inscrições

1. As inscrições deverão ser efetuadas pelo candidato, no período de 18/01/2021 a 29/01/2021, através do link:

https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=xWS-6vVodkqDAZV3pnnkSS5yNol4hKpGpf4I3dNeCb9UREtRU1ZUOUMxWVFDN01BTUo5STFJWEVKTi4u

2. No ato da inscrição, após o preenchimento do formulário o candidato deverá obrigatoriamente enviar os documentos abaixo, legíveis e em formato PDF, para o endereço de e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., para a efetivação da inscrição:

2.1. Cópia simples da Cédula de Identidade (RG);

2.2. Cópia simples do histórico escolar de conclusão do Ensino Fundamental, ou declaração de conclusão do Ensino Fundamental; Declaração de Matricula da escola de origem de que está matriculado na 2ª série do Ensino Médio

2.4. Comprovantes de cursos realizados fora do sistema formal de ensino que tenham pertinência com o curso pretendido pelo Candidato (caso possua);

2.5. Comprovante de Endereço;

3. Não serão aceitas inscrições pelo correio, fac-símile, por procuração, condicional ou fora do prazo.

4. A Inscrição implicará a completa ciência e tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, sobre as quais o candidato não poderá alegar desconhecimento.

5. Será eliminado o candidato que não apresentar os documentos comprobatórios de estudos ou de experiência profissional descritos no item 2.6 deste Edital.

 

III - Do Processo de Avaliação

  1. O processo será constituído por 03 instrumentos distintos:
  • Prova objetiva única: Base Comum e Formação Profissional (Interdisciplinar) com no mínimo 40 questões e no máximo 80 questões.
  • Entrevista individual com os pais, visando verificar a aderência do candidato à proposta curricular do Ensino Médio Integrado.
  • Avaliação prática referente a parte profissionalizante.
  1. A prova objetiva será aplicada de forma única e avaliará o candidato quanto às competências e habilidades do bimestre/série anterior à qual está inscrevendo-se, de acordo com a proposta curricular do Ensino Médio Integrado ao Ensino Técnico das Etecs do Centro Paula Souza.
  2. O candidato poderá consultar a proposta curricular do Ensino Médio Integrado ao Ensino Técnico do Centro Paula Souza e a matriz curricular do curso na Etec, onde estarão disponíveis, afixada no quadro de avisos da Secretaria Acadêmica.
  3. A prova será constituída de 40 a 80 questões da Base Comum e Formação Profissional (Interdisciplinar), com cinco alternativas cada, tendo como base as competências e habilidades da série atual e/ou anterior à qual o candidato está inscrevendo-se, de acordo com a proposta curricular do Ensino Médio Integrado ao Ensino Técnico das Etecs do Centro Paula Souza.
  4. O resultado da prova será utilizado como referencial inicial na identificação dos futuros alunos que apresentarem necessidade de adaptação ou de eventuais complementações, a fim de garantir seu desenvolvimento em todas as competências e habilidades previstas para o curso. Será realizado um processo de adaptação no transcorrer da 1ª/2ª série, onde deverão desenvolver atividades complementares referentes aos componentes curriculares profissionalizantes da 1ª série decorrente da diferença de matriz entre o Ensino Médio e o Ensino Médio Integrado.

 

IV. Da realização das provas

  1. Será aplicada uma prova objetiva única, constando questões da Base Nacional Comum e Profissional (Interdisciplinar) no dia 01/02/2021, às 19h na ETEC de Santa Rosa de Viterbo.
  2. O candidato deverá comparecer ao local com antecedência mínima de trinta minutos.
  3. Não serão tolerados atrasos sob nenhuma alegação.
  4. Para fins de identificação no momento da prova, o candidato deverá portar o original de um dos seguintes documentos (dentro do prazo de validade, se for o caso):
  5. Cédula de identidade (RG);
  6. Cédula de identidade de estrangeiros (RNE);
  7. Certificado de reservista militar (com foto);
  8. Carteira de trabalho e previdência social (CTPS);
  9. Carteira de habilitação com foto;
  10. Carteira de registro profissional expedida pelos Conselhos Regionais.

 

IMPORTANTE: O documento de identificação que o inscrito apresentar no dia do Exame deverá estar em boas condições de visibilidade e dentro do prazo de validade, de modo a possibilitar a conferência da foto, da assinatura e dos demais dados. Não serão aceitos protocolos, cópias reprográficas dos documentos acima citados, carteira de estudante (RG escolar – UMES – UBES), certidão de nascimento, título de eleitor, carteira de habilitação sem foto, crachás e identidade funcional de natureza pública ou privada.

 

  1. Para a realização da prova o candidato deverá usar caneta esferográfica de tinta azul ou preta.
  2. Será eliminado do Concurso o candidato que:
  3. Não atender às orientações regulamentares do Exame;
  4. Apresentar-se no local de aplicação após o fechamento dos portões;
  5. Não apresentar documento de identidade;
  6. Lançar mão de meios ilícitos para executar a prova;
  7. Não portar material necessário à realização da prova.
  8. Não comparecer à prova, seja qual for o motivo alegado;
  9. Ausentar-se da sala sem acompanhamento ou autorização do aplicador;
  10. For surpreendido em comunicação com outras pessoas ou utilizando-se de calculadora, livros, notas ou impressos não permitidos;
  11. Estiver fazendo uso ou portando qualquer tipo de equipamento eletrônico de comunicação;
  12. Fizer anotação de informações relativas às suas respostas em qualquer material que não o fornecido pela Etec;
  13. Não devolver a folha de resposta, o caderno de resposta ou qualquer outro material de avaliação da prova;
  14. Agir com descortesia para com qualquer membro da equipe encarregada da aplicação da prova, bem como perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos.

2. Ocorrendo empate para efeito de classificação, será aplicado o critério de maior idade (data de nascimento).

2.1. Persistindo o empate a vaga será sorteada.

3. A classificação final será divulgada pela Etec no dia 02/02/2021, a partir da 18h00 no site www.etecsantarosa.com.br.

 

IV – Da Convocação para a Matrícula

1. O número de vagas disponíveis para efeito desta seleção extraordinária será resultado do número de alunos retidos, desistentes ou transferidos em cada módulo e curso.

2. Após a divulgação dos resultados, os candidatos serão convocados por e-mail, seguindo a ordem de classificação e de acordo com vagas disponíveis.

3. O candidato convocado para matrícula deverá manifestar, por e-mail, o interesse pela vaga no período de 48 horas. A não manifestação implicará na perda da vaga.

4. A matrícula será efetuada nos dias 03 e 04/02/2021.

5. Na existência de novas vagas, apuradas após o processo de reclassificação dos alunos da Etec, será feita nova convocação de candidatos classificados.

6. Todas as convocações, avisos e resultados referentes à realização deste processo serão publicados no site da Etec: www.etesantarosa.com.br, sendo de inteira responsabilidade do candidato maior ou do seu representante legal, se menor, o seu acompanhamento, não sendo aceita qualquer alegação de desconhecimento.

 

V - Sobre o Prazo de Validade da Avaliação

O presente processo de seleção terá validade somente para o preenchimento das vagas disponíveis em 2021. As matrículas poderão ocorrer em até 30 dias contados do início do período letivo, mediante surgimento de novas vagas.

 

VI - Disposições Finais

1. Os casos omissos neste Edital serão analisados pela Comissão Responsável pelo Processo de Seleção de Alunos para o Preenchimento de Vagas Remanescentes nos Cursos Técnicos, ouvido o Diretor da Etec.  

 

Santa Rosa de Viterbo, 15 de janeiro de 2021.

 

                                                                                                            Maria Paula Rosa

                                                                                                               RG 17.980.559

                                                                                                               Diretora de Escola Técnica - ETEC

 

 

 

Divulgado em: 15/01/2021