Oficina de adereços para Halloween

 

No período correspondido entre os dias 29/08 e 31/10/2018, um grupo de alunos voluntários participaram de uma oficina de adereços de Halloween realizada pelos coordenadores do projeto Biblioteca Ativa, João Augusto Pereira (professor de Artes) e Tatiana Pires da Costa (professora de Inglês e Português), que são os responsáveis pela decoração da festa anual de Halloween da ETEC de Santa Rosa de Viterbo.

A oficina contou com mais de dez alunos das diferentes séries que sob orientação do professor João, confeccionaram vários adereços para a decoração da festa, com foco especial no “Jack-o'lantern”, a famosa abóbora de halloween. O processo para a confecção da abóbora é dividido em várias etapas, desde a construção de um molde de abóbora, utilizando jornais velhos e sacola plástica até seu revestimento com camadas de atadura engessada para enrijecer e fixar o formato da mesma.

A partir deste ponto, os alunos deram início ao acabamento e, depois de recortarem os formatos dos olhos e das bocas das abóboras, adicionaram uma camada de massa corrida, que serviu para dar uma maior firmeza e consertar alguma falha aparente. Logo após, os mesmos entraram na fase final, a pintura de todas as abóboras, desde seus olhos e boca, onde algumas ganharam detalhes especiais.

Além das abóboras, também foram confeccionadas lápides em isopor sob orientação do professor João e com o auxílio dos alunos. As lápides possuem diferentes formatos e foram pintadas de tal forma que retratem certo envelhecimento.

Ao final da oficina, contamos com um acervo de mais ou menos 15 abóboras de halloween (Jack-o’lanterns) e em torno de 10 lápides. Além de oferecer momentos divertidos e prazerosos, a oficina nos proporcionou aprendizagem e todos esses adereços oferecerão uma decoração esplêndida para a festa de halloween anual da ETEC de Santa Rosa de Viterbo.

 

Aluno redator: Celso Henrique Barbosa Júnior – 3º ETIM Informática
Revisão do texto: Coordenadores do projeto Biblioteca Ativa 
Projeto: Revela-ação