1. O PROJETO.

 O projeto “Biblioteca Ativa” visa estimular o gosto pelo conhecimento relacionado ao mundo da arte, livros e obras universais, utilizando-se de um instrumento fundamental e vital, visando uma sociedade mais justa e mais humana por meio da educação.

O espaço para tal desenvolvimento cognitivo é a biblioteca da escola, dinamizando o seu ambiente e implantando atividades culturais.

O projeto “Biblioteca Ativa”, por meio de uma proposta pedagógica responsável;  transforma a sala de leitura em um espaço ativo no processo de busca e construção do saber, formando indivíduos capazes de construírem sua própria identidade com liberdade, responsabilidade e autonomia.

 

2. OBJETIVOS.

O projeto “Biblioteca Ativa” tem como principal objetivo, estimular o gosto pelo conhecimento, utilizando-se de uma metodologia dinâmica e objetiva, proporcionando ao aprendiz a possibilidade de se tornar protagonista de sua própria história, através de ações filosóficas, culturais, sociológicas e literárias.

Ademais, espera-se que a biblioteca não seja um amontoado de livros, mas sim, um local atrativo alicerçado na troca de experiências e conhecimentos. 

 

3. ATIVIDADES REALIZADAS ENTRE MARÇO E MAIO

O projeto “Biblioteca Ativa”, desenvolveu várias atividades. Entre elas, estão:

 a-      Pesquisas;

 b-      Filmes;

 c-      Oficinas de Teatro;

 d-      Roda de Leitura;

 e-      Atividades lúdicas;

 f-       Concursos culturais;

 g-      Apresentações culturais;

 h-      Realização da Semana Paulo Freire.

Abaixo, segue fotos com breves explicações das atividades realizadas pelos professores Eduardo Pretel Lopes e Julio César Pironi.

 

3.1. PESQUISAS.

A pesquisa deve fazer parte do cotidiano do aluno. É um grande instrumento na construção do conhecimento. Por meio da pesquisa, o aluno tem a possibilidade de descobrir um mundo diferente, coisas novas, curiosidades. Pensando nisso, a Biblioteca da Etec incentiva o aprendiz a visitá-la, pois oferece as ferramentas necessárias para a execução da tarefa, tais como jornais, revistas, livros didáticos etc.

 

 

3.2. FILMES.

Filmes fazem parte do cotidiano dos alunos. É um meio de trabalho diversificado, indo ao encontro de uma metodologia que enriquece as aulas, ou seja, mais um recurso facilitador à proposta pedagógica da escola, proposta pelo Projeto Biblioteca Ativa.

 

3.3. OFICINAS DE TEATRO.

 As Oficinas de teatro do projeto Biblioteca Ativa tem por objetivo promover, entre os alunos, o autoconhecimento, a autoconfiança e a escuta do próximo. A prática teatral também tem sua importância na medida em que contribui no desenvolvimento e formação da personalidade do jovem, ajudando- o a ter uma melhor percepção do mundo que o cerca.

 

3.4. RODA DE LEITURA.

A leitura é um instrumento de transformação social. A proposta da roda de leitura é o de contribuir para a ampliação da aprendizagem, possibilitando uma relação dialógica entre os conhecimentos teóricos e conhecimento de mundo trazido pelos educandos, processo sempre mediado pelo professor.

 

3.5. ATIVIDADES LÚDICAS.

 O lúdico é um elemento importante para a aprendizagem.  O aluno, quando trabalha com o lúdico, coloca na ação seu sentimento e emoção. Pode-se dizer que a atividade lúdica funciona como um elo integrador entre os aspectos cognitivos, afetivos e sociais, auxiliando no desenvolvimento do jovem aprendiz. Pensando nisso, os professores Eduardo Pretel e Julio Pironi, levaram um    Quebra-Cabeças à biblioteca. Quem entrava na sala, participava da montagem do puzzle. 

 

3.6. CONCURSOS CULTURAIS (LOGOTIPO E FOTOGRAFIA).

 O projeto “Biblioteca Ativa” realizou entre os meses de março e maio dois concursos culturais: a criação de um logotipo interno para a biblioteca e a exposição de fotografias que foram expostas na Semana Paulo Freire, evento realizado nos dias 05, 06, 07 e 08 de maio nas dependências da Etec de Santa Rosa de Viterbo.

Os concursos tiveram por objetivo mostrar a criatividade do alunado, incentivando-o a expressar-se artisticamente no espaço escolar, por meio de uma competição saudável. 

 

3.7. APRESENTAÇÕES CULTURAIS.

 O projeto Biblioteca Ativa também organizou apresentações culturais com o apoio de artistas da cidade. Foi realizado o espetáculo “ O poeta”, do ator e diretor Júlio César Ribeiro.

 

ETEC de Santa Rosa de Viterbo.